O Evangelho no Lar


Roteiro Para a Realização de

“O Evangelho no Lar”


Escolher um dia de uma hora por semana e convidar todos da família. Se não puderem ou não quiserem participar, fazê-lo sozinho, só fisicamente, na certeza de que Jesus se fará presente através de seus mensageiros.
  1. Início da Reunião:
  • &nbsp&nbspLeitura de uma mensagem que poderá ou não, ser comentada, cuja finalidade é equilibrar e harmonizar as emoções, de todos os presentes, proporcionando sintonia com o Plano Espiritual Superior. Poderemos lembrar obras como “Pão Nosso”, “Fonte Viva”, “Vinha de Luz”, “Caminho, Verdade e Vida”, “Palavras de Vida Eterna”, “Ementário Espírita”, “Glossário Espírita Cristão”.
  • &nbsp&nbspPrece inicial, simples e espontânea, proferida por um dos participantes, em tom de voz audível a todos os presentes não devendo ser, portanto, decorada. Os demais o acompanham, seguindo a rogativa, frase por frase, repetindo mentalmente, em silêncio, cada expressão, a fim de imprimir o máximo ritmo e harmonia ao verbo, ao som e à ideia, numa só vibração. Na prece pode pedir-se o amparo de Deus para o lar onde o Evangelho está sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos; para os enfermos do corpo e da alma; para a paz na Terra; para os trabalhadores do Bem, etc.. A prece, além de ligar o ser humano à espiritualidade, traduz respeito pelo momento de estudo a realizar-se.


  1. Leitura de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – A. Kardec que pode ser feita de duas formas:

  • &nbsp&nbspEstudo em sequência: o estudo metódico, em pequenas partes, permite o conhecimento gradual e ordenado dos ensinamentos que o livro encerra. Após o seu término, volta-se, novamente, ao capítulo inicial;
  • &nbsp&nbspEstudo ao acaso: consiste na abertura, ao acaso, de “O Evangelho Segundo do Espiritismo”, o que ensejará, também, lições oportunas, em qualquer ocasião.


  1. Comentários sobre o texto lido: devem ser breves, buscando-se alcançar a essência dos ensinamentos de Jesus, realçando-se a necessidade da sua aplicação na vida diária. Pode-se reservar um momento onde os participantes da reunião exponham situações da vida prática, para o melhor entendimento e fixação das lições.



  1. Prece de encerramento: um dos presentes fará uma prece, agradecendo as bênçãos recebidas no Culto do Evangelho no Lar, pela paz, pelas lições recebidas, etc..


    Observações:
  • &nbsp&nbspA duração do Evangelho no Lar deve ser de 30 minutos a uma hora.
  • &nbsp&nbspNo Culto do Evangelho no Lar devem ser evitadas manifestações mediúnicas.
  • &nbsp&nbspA sua finalidade básica é o estudo do Evangelho de Jesus, para o aprendizado Cristão.
  • &nbsp&nbspEvitar comparações ou comentário que desmereçam pessoas ou religiões. No Evangelho busca-se a aquisição de valores maiores, tais como a benevolência e a caridade, a compreensão e a humildade.
  • &nbsp&nbspA realização do Culto do Evangelho no Lar não deve ser suspensa em virtude de visitas inesperadas. Deverá ser esclarecido o assunto com delicadeza e franqueza, convidando-se o visitante a participar do Culto, caso lhe aprouver.
  • &nbsp&nbspAs crianças devem participar ser incentivadas a participar do Evangelho no Lar.

    Pretensos impedimentos:
  • &nbsp&nbspSomente no caso de situações incontornáveis, em que todos não possam estar presentes, é que se justifica a não realização do Culto do Evangelho no Lar. Evite-se ligar rádio ou televisão no dia do Culto, próximo ou depois da hora de sua realização, bem como a leitura de jornais ou obras sem caráter edificante, para que se mantenha um ambiente de paz e tranquilidade dentro do lar, bem como saídas à rua, senão para inevitáveis e inadiáveis compromissos.


Principais Finalidades de
“O Evangelho no Lar”


  1. Estudar o Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, o que possibilita compreendê-lo em “Espírito e Verdade”, facilitando, assim, pautar nossas vidas segundo a vontade do Mestre.

  2. Criar em todos os lares o hábito salutar de reuniões evangélicas, para que despertem e acentuem o sentimento de fraternidade que deve existir em cada criatura.

  3. Pelo momento de paz e de compreensão que o Evangelho no Lar oferece, por unir mais as criaturas, proporcionando-lhes uma vivência mais tranquila.

  4. Tornar o Evangelho melhor compreendido, sentido e exemplificado, no Lar e em todos os ambientes.

  5. Higienizar o lar pelos nossos pensamentos e sentimentos elevados permitindo assim, mais fácil influência dos Mensageiros do Bem.

  6. Ampliar o conhecimento liberal e espiritual do Evangelho, para oferecê-lo com maior segurança a outras criaturas.

  7. Facilitar no lar e fora dele o amparo necessário para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo, operantes, os princípios da oração e da vigilância.

  8. Elevar o padrão vibratório dos componentes do lar, a fim de que ajudem, com mais eficiência o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor.